sexta-feira, 26 de junho de 2015

Quanto tempo devo cozinhar um ovo? Como saber se está bom para o consumo?



Oi gente!
Muitas pessoas se questionam sobre o tempo de cozimento dos ovos, na hora do preparo. Também tem a frequente dúvida de como armazená-lo e como saber quando o ovo está bom.
Então, vamos lá.


Na primeira imagem (na foto), fica uma dica de tempo de cozimento a partir do momento em que a água COMEÇA A FERVER. Há quem goste da gema molinha (como eu), gema mais durinha, gema bem consistente e gema super dura. Mas, esse tempo também pode variar um pouquinho. No meu caso, eu conto 5 minutos, regradamente, a partir do momento que a água inicia a fervura e a gema fica aproximadamente como os "7 minutos" da imagem. Tudo dependerá da temperatura (fogo alto ou médio). Mas uma dica especial, para quem quer uma clara e gema macias, é: a patir do momento que a água ferver, conte 1 minuto e desligue o fogo, deixando o ovo por mais 10 minutos na água quente. Pronto. Super macio!

Outra dúvida é: mas não é perigoso comer ovo com gema mole?
R: Não! O ovo tem sua auto capacidade de proteção, que só perde se for LAVADO ou mal refrigerado. Então, deve ser bem armazenado para não apodrecer. Sendo assim, como armazenar? 

Guarde seus ovos dentro de um recipiente fechado, na geladeira, sem lavá-los. Se não quiser refrigerar, ele durará menos, fora da geladeira. Se você já os tiver guardando por um bom tempo (fora da geladeira ou não), um teste prático pra saber se está útil ainda é o teste da água (imagem 2 na foto). Se o ovo for ao fundo do copo, estará para bom uso. Se ficar com a ponta pra baixo, está "ainda" bom para uso. Porem, se ele flutuar, já há crescimento bacteriano e produção de gases tóxicos, não use-o.
Qualquer dúvida, deixe nos comentários. Espero que tenham gostado.

Um comentário: