terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Alfarroba - O chocolate saudável



Olá pessoal!

Quem aí gosta de chocolate? Impossíiivel não gostar! 

Bem se sabe que o chocolate sempre foi um alimento fortemente apreciado por quem gosta de um doce de qualidade. 
Com seu sabor delicado e viciante ao mesmo tempo, o chocolate deve ser consumido com moderação devido às quantidades de açúcares e gorduras que pode conter, apresentando um alto valor calórico.

Se for um chocolate ao leite, ou um chocolate mais trabalhado, como aqueles com recheios especiais, torna-se menos saudável ainda, devido a grande quantidade de açúcares simples.

Os benefícios do chocolate vêm do cacau, mas sabemos que os que são mais consumidos são aqueles que o teor de cacau é super baixo, pois apresentará um sabor melhor. 
Os de teor mais acentuado são comumente rejeitados devido o sabor amargo. 
Então, o chocolate deixa de ser um benefício, passando a ser uma dose alta de açúcares no organismo!

Sendo assim, o chocolate não é indicado à diabéticos, pessoas com dietas especiais (por exemplo emagrecimento), sem falar dos intolerantes à lactose ou alérgicos à proteína do leite, ou ao glúten! Além daqueles que não consomem cafeína.

Diante disso, há um ótimo substituto do chocolate: a ALFARROBA!

OBS: eu poderia fazer um artigo extenso, mas resumirei, a fim de não tornar a leitura cansativa.




A ALFARROBA




A alfarroba tem gostinho de chocolate, aspecto de chocolate, mas não é chocolate!

A alfarroba (Ceratonia Siliqua L.) é uma vagem comestível, semelhante ao feijão, originária do mediterrâneo. A alfarroba é uma árvore que dela se obtém um fruto, uma vagem comestível, de cor escura (entre o castanho e negro) nos meses de agosto e setembro de cada ano, da polpa, uma vez separada da semente, com o uso de tratamento mecânico/ físico e térmico. 

Por ser um produto natural e saudável, o tem um amplo gama de aplicações na indústria alimentícia, em setores como doces, sorvetes, bebidas, geleias e remédios. Deve ser previamente preparado para facilitar a ação de emulsificação e se pode mesclar com outros componentes para potencializar o aroma e o sabor do preparado final

Apesar de não ter sido tão difundida como o cacau, a Alfarroba já era usada pelos Egípcios há mais de 5.000 anos. Se extrai a polpa, que é torrada e moída para se obter o pó (farinha) usado na substituição do cacau.

De tempos para cá tem se falado bastante da alfarroba. Os grãos desta leguminosa são transformados em um alimento parecido com o chocolate. Porém, sendo mais saudável e menos calórico!

Os frutos são nutritivos, devido ao seu alto teor de açúcar, adocicados e ligeiramente laxantes. As sementes podem ser trituradas e usadas em substituição do chocolate praticamente em todas as receitas. O pó das sementes contém pectina, boa para regular a digestão.

ALFARROBA   X  CACAU




A composição da alfarroba em relação ao cacau é bem diferente.

A farinha de alfarroba é conhecida como substituta do cacau devido sua semelhança em cor (castanho e preto), e sabor ao cacau em pó (chocolate). Quando se compara um produto com o outro, pode-se perceber que a farinha de alfarroba possui muitas vantagens em relação ao cacau.

O cacau tem um elevado teor em lipídio (cerca de 23%), sua gordura é essencialmente constituída de ácidos graxos saturados, contendo, além disso, dois alcaloides, a cafeína e a teobromina, estimulantes do sistema nervoso e do ritmo cardíaco. Também possui a feniletilamina que é um composto que pode provocar enxaqueca e reações alérgicas, porém, isso não exclui seus benefícios à saúde!

A farinha de alfarroba tem um teor inferior a 1% de lipídeos, e não contém nenhum composto como a cafeína, a teobromina e a feniletilamina.

Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sucrose, glucose e frutose), em torno de 38 a 45%. 

Não possui qualquer agente alergênico ou estimulante como a cafeína e teobromina presentes no cacau. Mesmo que apresente um alto teor de açúcares, possui um baixo conteúdo calorífico devido a quantidade quase imperceptível de lipídeos e alta quantidade de fibras naturais.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL 



Em 100 g da Farinha de Alfarroba, estão contidos:

Calorias: 222 kcal
Proteínas: 4,62 g
Lipídios totais: 0,65 g
Carboidratos: 34 - 37 g
Fibra: 4 - 6 g

Cálcio: 348 mg
Ferro: 2,94 mg
Potássio: 79 mg
Magnésio: 54 mg
Sódio: 35 mg

Vit C: 0,2 mg
Tiamina: 0,053 mg
Riboflavina: 0,461 mg
Niacina: 1,897 mg
Ácido pantotênico: 0,04 mg
Vit B6: 0,366 mg
Folato: 29 mcg

Na farinha de alfarroba, após torrefação da polpa da vagem, contém, em média, 48-56% de açúcar (essencialmente sacarose, glucose, frutose e manose), 18% de fibra (celulose e hemicelulose), 0,2-0,6% de gordura, 4,5% de proteína e elevado teor de cálcio (352 mg/100 g) e de fósforo.

Embora a alfarroba apresente um alto teor de açúcares, possui um baixo teor calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídios e alta quantidade de fibras, possuindo ainda vitamina B1 e alto teor de vitamina B2.

ALFARROBA: alimento saudável e grande valor nutritivo



Não possui qualquer agente alergênico ou estimulante como a cafeína e teobromina presentes no cacau. Mesmo que apresente um alto teor de açúcares, possui um baixo conteúdo calorífico devido a quantidade quase imperceptível de lipídeos e alta quantidade de fibras naturais.

O efeito benefício dessas fibras naturais na flora intestinal se dá pela proteção da membrana mucosa do intestino, bem como a redução significativa da incidência de diarreias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlcera.

Recentemente estudos demonstraram que a alfarroba não contribui com nenhum tipo de glúten na ingestão de dieta e que possui propriedades antioxidantes e reduz efetivamente a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol, sendo que seu poder hipocolesterolêmico é o dobro de outras fibras.

FARINHA de alfarroba




A farinha de Alfarroba é produzida inicialmente de uma limpeza e secagens naturais das vagens. Depois de secas, a polpas são separadas das sementes e passam novamente por uma limpeza, após este processo a polpa é submetida à um tratamento térmico, que de acordo com o tempo e temperatura que são submetidas, consegue-se obter as várias tonalidades e sabores diferentes encontradas na farinha de Alfarroba.

É através do processo térmico que se obtém um produto livre de substâncias indesejáveis, estéreis e de alta qualidade. Sendo que a farinha de alfarroba é a fração obtida da trituração e posterior torrefação da polpa da vagem. Após ser utilizada na alimentação humana foram apresentadas inúmeras vantagens em relação a este produto.

Quando se decide substituir o cacau pela farinha de alfarroba, deve-se retirar um pouco da quantidade de açúcar e adicionar um pouco mais de gordura, devido à alta concentração de açúcares e pelo baixo conteúdo lipídico que a farinha de alfarroba contém.

A farinha de alfarroba confere uma cremosidade, brilho e viscosidade aos produtos, é um ingrediente com alto conteúdo de carboidratos naturais que representa 80% do produto.

Pode substituir até 50% da participação do cacau na receita ao utilizar a farinha de alfarroba, podendo-se conseguir uma redução significativa no custo final. Mas também, pode-se utilizar livremente apenas a farinha nas preparações. Eu uso!

BENEFÍCIOS DA ALFARROBA




Estudos recentes informam que o consumo de farinha de Alfarroba pode reduzir o excesso de colesterol ingerido diariamente. A fibra da Alfarroba possui um elevado poder de reduzir o colesterol.

Com características particulares dos seus taninos (compostos polifenólicos) fazem com que a farinha de alfarroba seja muitas vezes utilizada como antidiarreico, já utilizada há séculos pelos egípcios como biorregulador intestinal por ser muito rica em fibra natural insolúvel de alto valor dietético, que beneficia a flora intestinal protegendo a mucosa e reduzindo a incidência de transtornos intestinais como ativador da mobilidade intestinal, devido ao conteúdo e composição de suas fibras também, previne a presença de úlceras.

Além disso, é estimulante, laxativa, mineralizante, nutritiva e abre o apetite. Tem sido usada contra a gastroenterite das lactantes, falta de apetite, anemia, convalescença, para tratar desordens do foro intestinal (diarreias e obstipação, dependendo do modo como for preparada) e para regular a digestão.

Não foram encontradas quaisquer contra-indicações, mas deve, contudo, ser consumida em doses moderadas, uma vez que contém grandes quantidades de taninos que, tal como o café e o cacau, inibem a absorção de proteínas pelo organismo.

Os frutos são nutritivos, devido ao seu alto teor de açúcar, adocicados e ligeiramente laxantes. As sementes podem ser trituradas e usadas em substituição do chocolate praticamente em todas as receitas. O pó das sementes contém pectina, boa para regular a digestão.


USO DA ALFARROBA


Pessoal, depois de todas essas vantagens que lemos derivadas da alfarroba, agora vamos pensar como ela pode ser usada!

Como uma farinha normal, a alfarroba pode ser utilizada no preparo de alimentos onde você queira substituir do chocolate. Em bolos, biscoitos, chocolate quente, etc.

Eu já publiquei uma receita do meu chocolate quente nas minhas redes sociais.

Segue abaixo:


Ingredientes

- 200 ml de leite
- 1 col sop rasa de farinha de alfarroba (alfarroba em pó)
- 1 col sop rasa de amido de milho (maizena) -> Se quiser menos durinho, 1 col de sobremesa.
- Adoçante a gosto
- Canela a gosto (opcional)

Modo de preparo

- Juntar todos os ingredientes em uma panela e levar em fogo brando, mexendo sem parar até engrossar. Pronto! Fica maravilhoso!


ALIMENTOS COMERCIALIZADOS



No Brasil, a Carob House é uma marca que comercializa chocolates, cremes, biscoitos e farinhas de alfarroba. Você encontrará esses alimentos em locais que forneçam produtos naturais, dietéticos e saudáveis na sua cidade!


OUTRAS RECEITAS (BOLOS)


BOLO DE ALFARROBA E COCO

Ingredientes

- 2 xíc de farinha de trigo integral (ou alguma outra farinha que você costuma usar)
- 1/2 xíc de farinha de alfarroba
- 1 colher de chá de fermento
- 1 xíc de coco ralado + 1 colher de sopa
- 1 1/4 xíc de açúcar mascavo (ou adoçante culinário)
- 1/2 chávena de óleo de girassol (ou óleo de coco)
- 2 xíc de água
Modo de preparo

- Misturar as farinhas com o fermento;
- Adicionar o coco ralado e o açúcar;
- Acrescentar o óleo e a água e bater bem, até a mistura ficar homogênea. Esta massa fica bastante líquida, o que será responsável pela textura humida do bolo depois de cozido;
- Untar uma forma com óleo de girassol e salpicar com uma colher de sopa de coco ralado;
- Levar ao forno a 190º durante 25 minutos.

BOLO TRADICIONAL DE ALFARROBA

Ingredientes

- 5 ovos
- 1 e 1/2 xíc mal cheias de açúcar mascavo (ou adoçante culinário)
- 1 xíc de farinha (use a sua de costume)
- 1 xíc de farinha de alfarroba
- ½ pacote de creme de leite light ou 1 xíc de leite
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 col sop de fermento
- Óleo e farinha para untar a forma

Modo de praparo

- Bater muito bem os ovos com o açúcar (ou adoçante) até ficarem em creme espumoso; 
- Junte os outros ingredientes, mexendo tudo muito bem;
- Deitar numa forma untada, levando ao forno a cozinhar por cerca de 40/50 m (ou faça o teste do palito).


BOLO DE ALFARROBA E AMÊNDOAS

Ingredientes
- 1 xícara farinha de trigo (de preferência integral, ou outra farinha que costume usar)
- 2 xícaras de açúcar (dê preferência ao mascavo; ou adoçante culinário)
- 1 xícara de alfarroba em pó
- 1/2 xícara de farinha de aveia
- 3 colheres sopa de óleo (dê preferência ao de girassol ou coco)
- 1/2 xícara de amêndoas moídas (pode ser castanha-do-pará ou até nozes)
- 1 xícara de água fervente
- 4 ovos
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 1 colher sopa de amêndoas em lascas para decorar

Modo de preparo

- Unte uma forma, de preferência quadrada rasa e reserve;
- Separe as claras das gemas e bata as claras em ponto de neve e reserve;
- Misture a farinha de trigo, a farinha de aveia e a alfarroba em pó;
- Acrescente o óleo, as amêndoas, depois a água e mexa bem;
- Incorpore as gemas à massa e as claras em neve, mexendo lentamente de baixo para cima;
- Misture o fermento em pó;
- Despeje a massa na forma já untada, finalize com as lascas de amêndoas e leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos, a 180°.

FINALIZAÇÃO


Bom, pessoal.

Diante do que eu tinha pra falar pra vocês sobre os benefícios da alfarroba, aqui está!

Espero que tenham curtido bastante!

Qualquer dúvida, o questionário de mensagem direta está ao lado, ou também os comentários abaixo.

Vale a pena trocar o uso do famoso chocolate pelo uso da alfarroba, 100%!!! Até pra fazer seu leite achocolatado, use a alfarroba. Mas pode ser o cacau em pó, também.

Um beijinho no coração, e cuidem da sua saúde!




SARA MEDEIROS
Nutricionista Clínica / CRN 1-0608

Nenhum comentário:

Postar um comentário