segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Pão de Milho




Oláaa meus amigos saudáveis!

Tudo bem com vocês? Acredito que sim =)

Hoje eu trouxe uma receita apaixonante (pelo menos eu fiquei derretida) pra vocês! Essa receita copiei da queria Teresa Pinto que vive em Portugal.

É um pão de milho, sem glúten, super leve, rico em fibras e proteínas, e de baixo índice glicêmico. Gente, além de ser super gostoso!

É feito no microondas, tornando-o super prático e rápido. Fica com uma textura firme, e confere um impressionante poder de saciedade.

Enfim, agora vamos à prática =)


Pão de Milho


Ingredientes e modo de preparo


  • Na noite de véspera (caso queira consumi-lo no dia seguinte, pela manhã), misture:


- 3 col sop de farinha de milho
- 1 xícara de leite (Uso o de vaca. Se você for intolerante ou alérgico à lactose, use o seu leite de costume)
- 1 col sop de sementes de chia
- 1 col chá de sementes de sésamo (pode substituir por amaranto)
- 1 col sop de farelo de aveia
- 1 pitada de sal


  • No dia seguinte, acrescente:


- 1 ovo
- 1 col chá de fermento 



  • Misture tudo e despeje em uma forma untada com óleo (para que não grude) e leve ao microondas por 3 minutos em potência alta. No meu foram 4 minutos.
  • Corte ao meio e leve para dourar os lados externos em uma frigideira antiaderente. 
Eu, as vezes, ponho diretamente na torradeira para, além de tostar os lados, já derreter o queijo que uso como recheio.




Notas nutricionais


Esse pão, além de ser super nutritivo devido as propriedades das sementes (ler sobre elas AQUI), não leva glúten, o que é interessante para celíacos e intolerantes ao glúten, além daqueles que preferem não consumir. Para não correr o risco de conter glúten, certifique que o seu farelo de aveia é sem glúten.

Por ser feito em microondas, é uma receita prática e rápida. Porém, também pode ser feito em forno convencional, onde levará um tempo de aproximadamente 20 minutos a 180º. Acredito que em forno ainda fique melhor.

É uma receita integral, devido a alta quantidade de fibras, sendo ideal para diabéticos. E não só por isso, é ideal a todos os que são adeptos de uma alimentação saudável, pois como já expliquei AQUI, é super importante deixarmos de lado a alimentação com carboidratos simples e abraçar os complexos (integrais), os quais apresentam inúmeros benefícios ao nosso organismo.

Também é uma receita de um pão com ótimo teor de proteínas, devido estas estarem contidas nas sementes e no ovo. Além disso, esse ingrediente (falo tudo sobre o ovo AQUI), também tornará este pão super rico devido aos seus poderes sobre nosso organismo.

É um pão que pode ser consumido por quem deseja emagrecer e quem já está em fase de emagrecimento. Basta adequá-lo às suas necessidade nutricionais diárias e consumir nos momentos corretos.



Finalização


Bom, pessoal. Espero que tenham gostado =)

Façam esse pão e com certeza vocês irão gostar! Eu amo essa receita e por isso trouxe até vocês.

Beijos a todos e qualquer dúvida não exitem em me contactar no formulário ao lado (direito).


SARA MEDEIROS
Nutricionista


Nenhum comentário:

Postar um comentário