sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Saiu da linha? Segue essas dicas!




Oláaa galera saudável!!

Quem não tem aqueeela vontade de as vezes sair da linha saudável e cair de cara nos engordiets, hein? principalmente quando você está no foco total para redução de gordura e tudo parece muito mais saboroso do que um dia foi!

Quando caímos de cara nessa portinha que abrimos na alimentação, facilmente ganhamos um bom peso em apenas um final de semana ou até mesmo 1 dia! Vem aquele inchaço pós doces e massas; gordurinhas extras que não existiam antes e uma beela indisposição de voltar às atividades físicas da rotina!

Mas, aí é onde está o X da questão: VAMOS CORRER ATRÁS DO PREJUÍZO e mandar embora tudo o que chegou sem ser convidado! kkk...

Agora darei para vocês dicas preciosas de como dar tchau ao que nós não desejamos!


"Tratamento de choque" no organismo


Após esse curto período que nos trouxe longas consequências, o importante é que nós venhamos dar um bom tratamento de choque no nosso organismo. Como assim? Pois bem...

Se não fizermos algo mais forte do que estávamos habituados a fazer, o processo de perda do que ganhamos ocorrerá de uma maneira muito mais lenta do que queremos! E para isso não acontecer, temos que ter uma fase de ATAQUE por um período curto.

OBJETIVO GERAL

Vamos iniciar os dias que virão a seguir (são poucos, não deve passar de 5 dias, no máximo) com uma dieta de baixo valor calórico e com alimentos que promoverão a limpeza do organismo, desinchação, e aumento do metabolismo energético.

PONTOS ESPECÍFICOS

Iremos adotar as seguintes dicas:

- Se alimentar exatamente a cada 3 horas;
- beber bastante água;
- comer bastante salada;
- diminuir o consumo de massas e açúcares (nisso entra pães, arroz, macarrão, biscoitos, frutas e sucos);
- consumir proteínas magras (frango e peixe - grelhados ou cozidos)
- fazer exercícios aeróbicos diariamente, sem exageros;
- consumir alimentos termogênicos, aqueles que aceleram o metabolismo, e também diuréticos, ajudando a eliminar a retenção de líquidos;


Pronto. Com essas dicas, regressaremos rapidamente ao nosso peso anterior! Pode se que nos custe um pouco, pois adotaremos por alguns dias uma alimentação mais dura.

QUEM MANDOU ABUSAR? hahaha...

1º Faça alguns dias de DIETA DETOX (desintoxicante)

Muito conhecida, a dieta detox é realizada para desintoxicar o organismo e limpá-los, pós ingestão de alimentos que o deixaram um tanto "sujo" e agredido nutricionalmente.

Olhando à primeira vista, a dieta detox não tem muita diferença de uma dieta saudável. Mas, para cumprir o objetivo de desintoxicar o corpo, o programa aposta em alimentos naturais e exclui os alimentos industrializados e aqueles com alto potencial alergênico, como laticínios, leite de soja, glúten (trigo, centeio e cevada), cereais refinados, açúcar, adoçantes, corantes, conservantes, temperos prontos, café e álcool.

O cardápio detox precisa conter frutas variadas e o mais funcionais possíveis (bastante coloridas, com fibras e menos calóricas), verduras, legumes orgânicos (se possível), carnes magras (peixes, frango e ovos), oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), cereais (arroz integral, quinua, amaranto), leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), sementes (linhaça, semente de abóbora, girassol, chia, gergelim e sésamo) e muito líquido (água mineral, chás, água de coco). E mais: deve-se caprichar nos temperos naturais, como alho, cebola, alecrim, gengibre, curry e as ervas frescas.

Ou seja, é dispensável tudo o quanto é industrializado e adotado tudo o quanto mais natural possível.

2º Diminuir consumo de massas e açúcares

Quando falo isso, eu me refiro a evitar que você consuma, na maioria do dia, alimentos fontes de carboidratos, como frutas, pães (mesmo integrais), bolos (mesmo integrais), biscoitos, frutas e sucos, etc. 
Temos que promover o uso de energia através da fonte de gordura, e esse uso se dá quando damos menos energia rápida ao organismo: os carboidratos!

Se consumirmos menos fonte rápida de energia, mais rapidamente o organismo puxará de nossa reserva: a gordura!

Mas, qual a quantidade ideal?

Priorize o consumo maior na parte da manhã, como, por exemplo, um SUCO VERDE ou SUCO DETOX. Frutas menos calóricas e com maior teor de fibras, como maçã, mamão, morangos, abacaxi, laranja, limão (suco); e no decorrer do dia, diminua a quantidade, onde você priorizará mais as verduras, legumes e proteínas.

No caso de pães e outras massas, mesmo integrais, diminua! Se possível, elimine-as! Para quem não consegue, coma, mas coma pouco, apenas para te dar o prazer do consumo.

3º Comer proteínas magras

Nessa fase é importante adotarmos esse estilo de um consumo maior de proteínas (magras), pois como explique logo acima, estaremos consumindo uma fonte nutritiva, porém sem acréscimo de outros nutrientes dispensáveis.

As proteínas do frango, peixe e ovos são essenciais nesses dias, pois possuem baixo teor de gorduras indesejáveis e nos manterão com nutrientes construtores durante todo o dia! Não podemos deixá-las de lado, nunquinha!

Coloque tanto no almoço, quanto no jantar. 

Nos lanches, prefira um iogurte magro, por exemplo, com o acréscimo de fibras (opcional), que é o caso de sementes ou farelos.

4º fazer exercícios aeróbicos diariamente, sem exageros

Como todos sabemos, não há meio melhor de mobilização do uso de gorduras do que a prática de exercícios, não é? Pois bem, faça-os =)

Porém, não precisa exagerar! Como você poderá estar em uma dieta de baixo valor calórico e com um teor reduzido de açúcares, poderá não manter o mesmo ritmo intenso, caso já o faça.

Opte por uma caminhada em ritmo acelerado ou como já esteja habituado, mas não exagere! Eu não dispenso meus treinos de Muay Thai, tampouco aulas de spinning (já sou habituada com ritmo intenso)! Porém, não por isso exagero. Mantenho-me aonde me sinto bem.

5º Consumir alimentos termogênicos e diuréticos

Indispensável a toda dieta de emagrecimento, os termogênicos! Esses mesmo que nos ajudarão acelerando o metabolismo e aumentando o gasto calórico.

Além destes, os diuréticos, onde colaborarão para a eliminação do excesso de líquidos retidos.

São eles: 

- pimenta vermelha (adicione nos seus pratos principais)
- chá verde (abordei sobre seus benefícios AQUI)
- gengibre (ótimo para adicionar em sopas e sucos)
- canela em pó (ótima para tomar com um leite quente ou adicionar a mingaus)
- chás de hibiscus, cavalinha e quebra pedra (ótimos para tomar durante o dia)
- salmão (sugestão de prato principal no almoço)
- água gelada (abuse durante todo o dia)
- guaraná em pó (adicione nos seus sucos funcionais)


Consumindo regularmente esses alimentos, estará garantido o aumento de seu metabolismo com toda certeza!

DICAS IMPORTANTES


Se você clicar AQUIIII, abrirá uma segunda página com receitas de inúmeros sucos funcionais que te ajudarão! Há sucos detox, aceleradores de metabolismo, diuréticos, uma infinidade!

Aposte nos sucos pela manhã logo cedo antes do seu café da manhã!

Algo que também te indico é, em jejum, antes do suco verde, tomar 250 ml de água com suco de 1/2 ou 1 limão. Ajudará a ativar o seu sistema digestivo, além de colaborar com o processo de limpeza, aceleração do metabolismo e emagrecimento.

Faça a ingestão de chás e bastante líquidos durante todo o dia para um melhor resultado;

Mantenha firme a sua dieta detox;

Faça essa dieta por no mínimo 3 dias e no máximo 5. Se quiser dar prosseguimento, poderá aumentar mais a oferta de carboidratos e de exercícios físicos regularmente.

O importante disso tudo é que você venha restabelecer seu organismo depois do exagero que lhe foi ofertado.

FINALIZAÇÃO

Bom, pessoal, espero que tenham gostado!

São dicas simples e fndamentais para quem deseja mandar embora o que ganhou nesses últimos dias!

Está chegando o ano novo e, CUIDAAAADO!! Não exagere na dose de calorias, pois como aconteceu no natal, pode acontecer tudo novamente no ano novo!

Beijos e beijos!..
Qualquer dúvida, me escreva!


SARA MEDEIROS
Nutricionista














Nenhum comentário:

Postar um comentário