quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Pão Proteico de Soja



Oláaa pessoas saudáveis!

Hoje trago-vos outra receita de pão. Essa é bastante proteica e a base é a proteína da soja!

Amei o gosto desse pão e com certeza você também deverá gostar =)

A receita é baseada na do Pão de Milho (ver AQUI) e é super fácil e prática. É mais um pão de passa longe dos demais, cheios de conservantes e coisas a mais que nem sabemos que podem conter!
Nada como consumirmos algo feito por nós mesmos, sabendo que não levou nada a mais do que colocamos.

Não tem glúten.

A única diferença é que esse pão é mais proteico! Super proteínas funcionais pra você =D



PÃO PROTEICO DE SOJA


Ingredientes

Na noite de véspera (ou pela manhã, caso queira comer ao final do dia), misture:

- 3  col sop de farinha de soja (não é proteína texturizada, mas a farinha pura)
- 1 xícara de leite
- 1 col sopa de sementes de linhaça (pode ser de chia)
- 1 col sobremesa de sementes de sésamo (pode ser amaranto)
- 1 col sopa de farelo de aveia
- 1 pitada de sal

No dia seguinte, ou ao final do dia (se for pré-preparado pela manhã), acrescente:

- 1 ovo inteiro
- 1 col sobremesa de fermento

Leve ao microondas em um recipiente untado com um pouco de óleo em potência alta por em média 4:30.
No meu eu coloquei 4min, mas tive que voltar e pus mais 2 minutos pois ficou uma pequena parte ainda úmida.

Está pronto!

Depois recheie com o que deseja. Eu recheei-o com queijo magro em pasta e levei à torradeira para dourar os dois lados.

Notas nutricionais


Rendimento: 2 porções

Macronutrientes por porção (aproximadamente):
Proteínas: 20 g
Carboidratos: 13 g
Gorduras totais: 12 g
Fibras: 6 g
(os valores podem variar)

Gente, os benefícios desse pão, além do alto teor de proteínas (em média 20 g por porção), vem das funcionalidades das sementes que nele são utilizadas (falo sobre elas AQUI), que irão conferir quantidades excelentes de nutrientes, fibras e substâncias funcionais, e, principalmente, da FUNCIONALIDADE DA FARINHA DE SOJA.

Existe no mercado a farinha de soja amarela e a de soja preta. Embora tenham composições semelhantes, a de soja preta tem apresentado características mais voltadas ao emagrecimento.

FARINHA DE SOJA

Além de contribuir para a perda peso, a farinha de soja preta traz inúmeros benefícios apara o organismo: combate o envelhecimento, estabiliza os níveis de colesterol, previne doenças cardíacas e diminui sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e menopausa.

Além disso, a farinha de soja preta faz bem para o coração e neutraliza a ação dos radicais livres, retardando o processo de envelhecimento. 

Você pode consumi-la junto com sucos, bolos, sopas ou sobre frutas picadas. Pode ser encontrada em lojas de produtos naturais.

Além de queimar as gorduras indesejáveis, por ser rica em proteínas, substâncias responsáveis pelo transporte de vitaminas pelo organismo, ela combate a fraqueza e a anemia.

A antocianina, um dos compostos da soja, é um ótimo anticancerígeno, especialmente contra o de mama, além de ajudar a combater o colesterol alto, aumentando os níveis de colesterol bom, o que combate doenças do coração e tromboses.

Já o zinco, previne resfriados e gripes, pois melhora o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo. Por outro lado, quando as antocianinas agem em conjunto com as isoflavonas, também presentes na soja, funcionam como antioxidantes, que lutam contra os radicais livres, que envelhecem a pele.

E as mulheres só têm o que comemorar porque a isoflavona da farinha de soja preta funciona como estrógeno, hormônio feminino. Com isso, os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual) e da menopausa são amenizados.

Ajuda no emagrecimento?

Felizmente, a resposta para nós que estamos sempre em busca de alimentos que emagrecem e ainda são saudáveis, é sim! Isso porque o fitoquímico denominado antocianina está presente na casca desse poderoso grão. Tal substância age sobre as células adiposas, fazendo com que queimem a gordura nelas armazenada.

Além disso, como a soja possui bastante proteína que, em contato com a água incha, dá a sensação de saciedade em menos tempo. Assim, é possível emagrecer ingerindo essa farinha, sendo 2 colheres de sopa dela 2 vezes ao dia. Ela pode ser misturada às refeições, a sucos, vitaminas e até chás. Como não tem gosto forte, nem é percebida.

FINALIZAÇÃO


Como vocês podem ver, a soja contém inúmeros benefícios!

Acima eu citei informações mais relacionadas a farinha de soja preta, mas isso não implicará que você não possa utilizar a farinha de soja amarela.  Como afirmei, possuem semelhantes composições!

Bom, pessoal, espero que tenham gostado dessa receita maravilhosa =)

Façam e depois me contem o que acharam, ta certo?

Beijos e abraços...


SARA MEDEIROS
Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário