quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Porquê não consigo emagrecer?

Uma frase comum que ouvimos hoje em dia é: "não consigo emagrecer".

Porque será? 

Ainda mais quando você se mata numa academia, treinando feito louco por horas, já até passou fome e nada! De repente até você já esteve em um processo de emagrecimento, conseguiu reduzir algumas medidas e hoje nada sai do canto!

Nesse artigo eu vou explicar como você fazer para que seu organismo venha agir de acordo com sua vontade. Nada de passar fome nem exercícios exaustivos todo santo dia! Aquela rotina que você já não aguenta e só não para porque não desistiu dos seus objetivos.


"Eu como tão pouquinho e essa gordura não me larga!"

Realmente isso não é difícil! É super fácil você comer pouco, emagrecer no começo e depois, nada! Ou então você come na medida certa e não consegue. Pois bem...

Um grande erro que costumo ouvir é as pessoas falarem que pra emagrecer basta "fechar a boca" e fazer exercício físico aeróbico de no mínimo 1 hora diária. Isso inclui caminhadas, bicicleta, corrida, e os demais aparelhos de exercícios aeróbicos da academia. Isso é tão simples, não é? ERRADO!

Quando ouço é mais fácil eu ter raiva do que parabenizar pelo incentivo. 

Para conseguir emagrecer não há a MÍNIMA NECESSIDADE de sair contando calorias. Não mesmo! Você pode comer normalmente e conseguir seus objetivos! Não é preciso passar fome, tampouco passar o dia comendo verduras.

EMAGRECIMENTO = ESTÍMULO HORMONAL essa é a chave do sucesso! (digamos assim, kkk.)

Nosso corpo é movido por estímulos hormonais. Se você o estimula ao armazenamento você não emagrece. Se você o conduz a um estímulo de emagrecimento, aí sim os resultados chegarão!

Porém, se você causa um bom estímulo, a chance de você manter seu peso ou de reduzir, é certa, comendo mesmo até do que gasta! (Oi???)

Nota: isso tudo ainda respeita perfeitamente as leis da termodinâmica. Em um estado hormonal equilibrado, o próprio corpo irá se auto-regular, em uma situação de overfeeding (comer demais), elevando o gasto energético para contrapor o excesso de energia ingerida. Isso já foi mostrado em estudos publicados (Effects of Dietary Composition on Energy Expenditure During Weight-Loss Maintenance. Ebbeling et al. JAMA, 27, Junho, 2012 – Vol 307(24))

"Certo, mas então, o que exatamente devo fazer?"

Calma, vamos chegar lá!!

Se pensarmos em como funciona nossas células de gordura, durante nossos estágios de vida, até um certo ponto de excesso de gordura, nossas células gordurosas apenas crescem em tamanho, pois serão estimuladas a estocar a gordura em excesso proveniente da alimentação. Mas, depois que engordamos mais do que deveria, as células não só aumentam de tamanho, mas nascem outras células de gordura para dar conta do excesso que chega! Olha aí o perigo! (calma, isso acontece com maior frequência em grandes obesidades).

Procedimentos como a lipoaspiração dão um "up" nessa situação, pois eliminam essas células gordurosas. Porém, antes de chegar em um estágio de multiplicação de células adiposas, é necessário ter cuidado na alimentação o quanto antes, pois quanto maior o número de células, mais dificultoso fica o processo. Ok?

Em se tratando de "emagrecer" essas células de gordura, como eu disse anteriormente, serão alimentadas diante dos estímulos que recebem. Se são alimentadas indevidamente, é certo como 2+2=4 que elas estocarão a gordurinha.

Esses estímulos vêm, principalmente, da nossa famosa INSULINA, esse hormônio mestre. 

Nas palavras do respeitado médico americano, Dr. Peter Attia:

“A insulina é realmente o hormônio mestre que regula o fluxo de gordura (e glicose) para dentro e para fora da célula de gordura. Existem outros jogadores neste jogo, com certeza, porém, a insulina é O General. Altos níveis de insulina promovem o armazenamento de gordura e inibem a queima de gordura. Baixos níveis de insulina, promovem a queima de gordura.” (AQUI)

Concluindo o processo...

Dito isso, para o sentido valer, a chave está na sua alimentação. Uma alimentação que venha estimular o correto funcionamento da insulin e, assim, abrir caminho para atuação de outros hormônios e você conseguir libertar a gordura estocada.

Uma alimentação que promove altos picos de insulina é a que você deve evitar! Todos os alimentos de índices glicêmicos altos (massas brancas, pães brancos, espaguete simples, arroz branco, doces em geral, sucos, frutas com poucas fibras, açúcar de mesa) irão te atrapalhar! 

Porquê? (já expliquei isso AQUI)
Simplesmente porquê, como eles são absorvidos RAPIDAMENTE, a cascata de insulina liberada é enorme e, como você não vai usar esse alimento logo, ele será ESTOCADO! Simples assim =)

Porém, uma alimentação com alimentos amigos do organismo, como os integrais (tudo que possa ser), queijos, leites e derivados, raízes e tubérculos, etc, irão sim trabalhar bem com sua insulina!

Uma dieta ideal, com os alimentos que eu sei que você sabe que são saudáveis, esses serão seus aliados nesses processo! Ok?

A gordura boa, proteínas magras, e carboidratos do bem, esses sim te trarão o que você deseja!

Concluindo...

Toda a alimentação errada que te trás desregulação hormonal, essa irá te trazer frustração! Mas toda aquela que te trás benefícios, como já citei em outros artigos aqui, essa sim te trará o que você deseja.


Espero que essa informação te tenha sido útil e que a partir de hoje você venha se alimentar de uma maneira mais saudável com bons estímulos hormonais =)
Tudo vai depender das suas escolhas =)

(texto baseado nas palavras do Emagrecer de Vez)

Qualquer dúvida, comente! Ou me envie um formulário de contato direto na opção ao lado direito.

Beijinhos!


SARA MEDEIROS
Nutricionista Clínica | CRN 1-0608 


Nenhum comentário:

Postar um comentário