terça-feira, 5 de novembro de 2013

Muffins de Cenoura c/ Laranja




Oláaaa pessoas lindas, tudo bem?


Inicialmente, gostaria de agradecer os elogios sobre a matéria passada sobre OVO. Fico feliz em esclarecer-vos sobre esse maravilhoso alimento!
Se você ainda não, clica AQUI!

Dando prosseguimento com nossas postagens, hoje trago a vocês uma receita MAAAARA!

MUFFINS DE CENOURA E LARANJA... Quer saber o quanto é bom? Nem conto! hahaha!!


Vamos lá..
Essa receita copiei da querida Teresa, em seu blog, e, particularmente, amei!
Adaptei com os ingredientes que eu tinha em casa.

MUFFINS DE CENOURA C/ LARANJA


Ingredientes

- 70gr de farelo de aveia (fiz com farelo de trigo pois estava em falta de aveia. Mas prefira  AVEIA!)
- 50g de amido de milho (maizena)
- 1 col. chá de fermento
- 1 col. café de canela
- 1 pitada de sal
- 1 ovo (usei clara pasteurizada - 80 ml)
- 50g de açúcar mascavo (usei adoçante culinário)
- raspa da casca de meia laranja média
- suco de uma laranja até perfazer 90ml
- 55g de cenoura ralada
- 2 colheres de sopa de óleo de girassol (melhor ainda o óleo de coco)

Modo de preparo


- juntar a farinha, o fermento, o sal e a canela à parte; 
- bater o ovo com um garfo (deixei a clara em neve) e juntar o açúcar, a raspa e o sumo de laranja, a raspa de cenoura e o óleo, batendo bem entre cada ingrediente;
- juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados;
- colocar em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.


E é isso! =D


NOTA NUTRICIONAL


Contendo aproximadamente 80 kcal por muffin, essa receita é considerada uma receita funcional devido as propriedades dos ingredientes contidos, principalmente aveia, cenoura, laranja, e óleo de coco/girassol.

Rica em fibras, torna-se uma receita integral.

Seu maior valor calórico é atribuído ao óleo presente. Sendo assim, se for retirado o óleo da preparação, já não garanto o bom sucesso. Mas, se quiser assim fazer, não custa experimentar diminuir a quantidade do mesmo.

E uma outra substância que considero importantíssima são os carotenoides, presentes na cenoura e laranja.

Os carotenoides correspondem a uma classe de mais de 600 pigmentos naturais, responsáveis pelas cores amarela, laranja e vermelha, sintetizados por plantas, algas e bactérias fotossintéticas. Os alimentos de origem animal e vegetal que possuem essas cores, são fontes de carotenoides.

Eles podem ser divididos em duas classes: carotenoides provitamina A, ou seja, podem ser convertidos em retinol e correspondem ao alfa-caroteno, beta-caroteno e beta-criptoxantina; e em carotenoides que não tem atividade de vitamina A, como a luteína, licopeno, zeaxantina.

Os efeitos benéficos dos carotenoides estão relacionados com a atividade biológica como antioxidante, regulação do crescimento celular, modulação da expressão de genes e resposta imunológica. Além disso, os carotenoides modulam o metabolismo de substâncias carcinogênicas, inibem a proliferação descontrolada de células e contribuem para a diferenciação celular, tornando as células mais especializadas para determinada função.

As evidências epidemiológicas sugerem os efeitos positivos na redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas degenerativas, como câncer, doenças cardiovasculares, catarata e degeneração macular (que resulta em perda de visão) relacionada à idade.

Os resultados desses estudos epidemiológicos estão relacionados com uma dieta ricas em carotenoides, especialmente ricas em frutas e vegetais fonte dessas substâncias. No entanto, não está comprovado de que a ingestão de carotenoides através de altas doses de suplementos esteja associada com a redução de doenças cardiovasculares ou câncer.

Vílchez C, Forján E, Cuaresma M, Bédmar F, Garbayo I, Vega JM. Marine carotenoids: biological functions and commercial applications. Mar Drugs. 2011;9(3):319-33.
FINALIZAÇÃO

Bom, pessoal, espero que tenham gostado =)

Façam essa receita e se deliciem com um ótimo muffin =)

Beijos a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário