Bom diiia, pessoal!
Olha que coisa mais linda o prato principal do almoço de hoje! POLPETONES FUNCIONAIS DE CARNE recheados com queijo!
Sinto muito adiantar, mas ficou uma delíiiiicia! Super aprovado em casa e, se você não fizer, vai perder!
Vamos à receita?
POLPETONES FUNCIONAIS DE CARNE C/ QUEIJO
Ingredientes
- Aprox. 1kg de carne moída (a minha eu tive que moer no processador)
- 1 cebola grande
- Coentro a gosto
- Sal a gosto
- 4 dentes de alho
- Grão-de-bico triturado (vou ensinar como fazer)
- Temperos a vontade (usei pimenta-do-reino e salsa e alho desidratados)
- Queijo (de preferência, magro, claro. Exemplo: mussarela light para esse tipo de preparação)
- Sementes (usei linhaça)
Modo de Preparo
- Corte a carne (se não for moída) em cubinhos pequenos;
- Corte a cebola, o alho, juntamente com o coentro e passe no liquidificador;
- Passe junto com a carne no liquidificador até moer toda a carne (se a carne for moída, apenas misture tudo)
- Acrescente o sal e misture; reserve.
Para fazer a farofa de grão-de-bico:
- Com o grão-de-bico seco, lave-o em água corrente e escorra. Coloque aproximadamente 2 xíc do grão no liquidificador e triture-o até que forme uma farinha, ou farelo. ATENÇÃO: o barulho é ensurdecedor; esteja preparado! kkk..
- Acrescente 6 colheres de sopa da farinha do grão à mistura da carne até que forme uma mistura homogênea;
- Com as mãos, forme bolinhas e, por dentro de cada, coloque queijo como recheio;
- Por cima, acrescente suas sementes, dando uma leve pressionada para que não caiam;
- Coloque as bolinhas prontas em uma forma untada e leve em forno pré-aquecido 180-200º até que note que a carne assou por completo. No meu forno foi aproximadamente 30 minutos.
NOTA NUTRICIONAL
Gente, essa receita é adequada a crianças, adultos e idosos. Basta que gostem de carne. Muito bem apresentável, é extremamente saborosa e com gostinho de "quero mais!".
Rica em proteínas, gorduras essenciais e fibras, além das propriedades da linhaça e grão-de-bico, torna-se uma receita super funcional! Ou seja, possui funções particulares em nosso organismo; o que não acontece com um simples polpetone.
Não é uma receita difícil. Basta querer fazer e ter disponibilidade.
PROPRIEDADE FUNCIONAIS
Em relação às propriedades funcionais do polpetone, citarei mais exclusivamente sobre o GRÃO-DE-BICO. Sobre a linhaça você encontrará já AQUI.
GRÃO-DE-BICO
O grão-de-bico (Cicer arietinum L.) é uma leguminosa fonte de proteínas, carboidratos, minerais, vitaminas e fibras, além de conter diversos compostos bioativos. Ela se destaca por ter melhor digestibilidade do que outras leguminosas, como o feijão, ervilha, soja e lentilha, além de apresentar baixo teor de fatores antinutricionais e melhor disponibilidade de ferro. Seu percentual de digestibilidade varia de 64 a 79%, dependendo da origem do grão-de-bico.
Embora presentes em poucas quantidades, os fatores antinutricionais são facilmente reduzidos ou eliminados por técnicas de cozimento. Os fatores promotores da flatulência que, apesar de estarem presentes em maiores quantidades no grão-de-bico, em decorrência dos teores de oligossacarídeos, também são inativados pelo aquecimento.
O grão-de-bico apresenta quantidades significativas de todos os aminoácidos essenciais, exceto os aminoácidos com enxofre (como a metionina), que podem ser complementados por adição de cereais na alimentação.
O amido é o principal carboidrato presente no grão-de-bico, apresentando teores de amilose que variam entre 27 a 47%. O grão-de-bico também se destaca pelas fibras, apresentando teor total de 18-22g de fibras/100g do alimento, sendo de 4- 8g/100g de fibras solúveis e 10-18g/100g de fibras insolúveis.
Embora os lipídios estejam presentes em poucas quantidades, o grão-de-bico possui teores nutricionalmente importantes de ácidos graxos insaturados, como o ácido oleico (32,6%) e linoleico (51,2%).
O grão-de-bico é uma fonte importante de minerais, principalmente cálcio, magnésio, fósforo e potássio, bem como de vitaminas, como a riboflavina, niacina, tiamina, folato e precursores de vitamina A (betacaroteno).
Estudos têm demonstrado que o consumo de grão-de-bico está relacionado com benefícios fisiológicos que podem reduzir o risco de doenças crônicas e beneficiar a saúde dos indivíduos. Esses efeitos benéficos são principalmente atribuídos ao seu conteúdo de fibras, compostos bioativos (principalmente fitoesteróis) e por apresentar baixo índice glicêmico (IG).
Neste sentido, o grão-de-bico pode ser útil para reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Isso porque os fitoesteróis, juntamente com outros fatores presentes no grão-de-bico, contribuem para a redução do LDL-c (lipoproteína de baixa densidade) no sangue, por inibição da absorção intestinal de colesterol.
Estudos também demonstram benefícios do consumo de grão-de-bico na redução da obesidade. Em ratos, observou-se melhor controle do peso corporal e na composição do tecido adiposo. Em humanos, o consumo de grão-de-bico esteve associado com redução de massa gorda em indivíduos obesos.
Os pesquisadores sugerem que a melhoria do metabolismo de gordura pode ser útil na correção de distúrbios relacionados com a obesidade. Outro estudo em humanos relatou que a inserção de grão-de-bico na dieta resultou em aumento da saciedade e plenitude. Neste estudo, 42 participantes consumiram uma dieta contendo em média 104g de grão-de-bico por dia, durante 12 semanas.
Embora o grão-de-bico apresente potenciais benefícios para a saúde, o seu consumo ainda é muito limitado no Brasil, quando comparado a outras leguminosas como o feijão. O grão-de-bico é uma leguminosa que tem,nutricionalmente grande potencial a ser explorado, a fim de minimizar as deficiências proteicas e minerais da população. Mais pesquisas, portanto, devem ser conduzidas para fornecer evidências convincentes sobre os benefícios do consumo de grão-de-bico para a saúde.
Fonte: Nutritotal
FINALIZAÇÃO
Bem, pessoal, espero que tenham gostado! É mais uma receita que eu e toda a casa amamos!
Faça e me diga como se saiu =)
Aposto como você irá gostar!
Beijinho, beijinho.
SARA MEDEIROS
Nutricionista
Nenhum comentário:
Postar um comentário