sábado, 19 de outubro de 2013

Emagrecer: o que e como fazer?



Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Espero que sim =)

Primeiramente, obrigada a todos que têm me acompanhado pelo blog. Amo receber as mensagens diretas que você me mandam por e-mail e os retornos que recebo. Isso me motiva sempre a agradá-los e a ajudá-los cada vez mais na área da alimentação e vida saudável!

Hoje venho falar sobre um assunto que todos já vivenciaram. Quem nunca disse:
"Preciso perder peso!" / "Nossa, como estou gorda (o)" / "Preciso voltar ao corpinho que tinha antes!" / "Nunca consigo perder esses quilos extras que tenho." ?

Pois é!

Muito se fala hoje em dia sobre alimentação saudável, vida saudável, hábitos saudáveis, alimentos prejudiciais à saúde, etc. E nada mais certo, não é? Até porquê, a máquina mais importante do mundo é o seu próprio corpo!
É nele onde depende a sua vida, seus atos e o que você vive. É ele quem você tem que preservar e cuidar delicadamente! Não adianta querermos mudar tudo, sem antes mudar a nós mesmos!

Quem não deseja viver longos e bons anos? Ainda mais com saúde pra dar e vender? EU estou dentro!

Então, se você também está, VAMOS NESSA!



OBESIDADE


A obesidade, definida de uma maneira simplificada, é o acúmulo excessivo de gordura corporal em extensão tal, que acarreta prejuízos à saúde dos indivíduos, tais como dificuldades respiratórias, problemas dermatológicos e distúrbios do aparelho locomotor, além de favorecer o surgimento de enfermidades potencialmente letais como dislipidemias, doenças cardiovasculares, Diabetes Não-Insulino-Dependente (Diabetes Tipo II) e certos tipos de câncer. Contudo, o grau de excesso de gordura, sua distribuição corpórea e as conseqüências para a saúde apresentam variação entre os obesos.

A obesidade é considerada uma doença integrante do grupo de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT), as quais são de difícil conceituação, gerando aspectos polêmicos quanto à sua própria denominação, seja como doenças não-infecciosas, doenças crônicas-degenerativas ou como doenças crônicas não-transmissíveis, sendo esta última a conceituação atualmente mais utilizada.

Mundialmente, a obesidade está presente em 10% dos países desenvolvidos, onde mais de um terço encontra-se a população norte-americana acima do peso. Na Europa, houve um aumento de 10 a 40% em 10 anos do grau de obesidade. As mais baixas incidências estão nos continentes África e Ásia.
No Brasil, verifica-se um aumento da obesidade, em homens, de 12,3% para 19,9% e, em mulheres, 16,9% para 24,9%.

Um indivíduo é considerado obeso após apresentar um valor de IMC - Índice de Massa Corporal (peso  ÷ altura²) acima de 30 kg/m².

Porém, eis o X da questão: não podemos deixar se instalar a obesidade para que possamos vir a tomar decisões importantes sobre nossa saúde. TEMOS QUE EVITÁ-LA!

HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS


Aqui encontra-se a resolução do X da questão acima.

Muitas pessoas acreditam que para ter uma alimentação/vida saudável é preciso viver em dietas rigorosas, exclusivas, chatas, contando calorias, e principalmente se matando dentro de uma academia. Ideia essa completamente errônea!

Inicialmente, eu gostaria de esclarecer-lhes que DIETA é a nossa própria alimentação. Dieta não é apenas o espaço de tempo em que você se dedica para perder peso.

Por exemplo: se seu objetivo for redução de peso, a sua dieta será modificada, onde o PLANO ALIMENTAR terá o intuito de te fazer emagrecer. Se seu objetivo for ganho de massa muscular, o PLANO ALIMENTAR da sua DIETA terá o intuito de te hipertrofiar. Entenderam mais facilmente?

Ou seja, todos nós vivemos em constante dieta! Cada qual com seus objetivos. O meu, no momento, está sendo a redução de massa gorda (gordura), juntamente com o aumento de massa muscular.

Mitos a esclarecer


Todo e qualquer objetivo você conseguirá apenas tendo um ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL!

Isso está longe do que citei um pouco mais acima, tudo aquilo que pensam que deve ser feito e NÃO É O CERTO.

1. Contar calorias

- Se você passa o dia todo contando calorias e não come corretamente, você irá sentir fome com facilidade, ansiedade para logo comer, a alimentação não surtirá efeito no seu metabolismo e você não beneficiará seu organismo com nenhuma nutrição! Para isso, é preciso saber o que comer!

2. Excluir grupos alimentares

- Se você acha que excluindo CARBOIDRATOS, por exemplo, te fará emagrecer, está errado! O carboidrato é nossa fonte de energia e não deve em nenhum momento ser excluído de uma dieta de emagrecimento. Fazendo isso, você sentirá menos disposição, causará danos irreparáveis à certos órgãos, e não conseguirá sustentar sua dieta por muito tempo, além de torná-la cansativa e pesada demais para carregar!
Você deve priorizar os CARBOIDRATOS COMPLEXOS (com fibras). Dentre eles estão as massas integrais e acréscimo de alimentos fibrosos, como grãos, sementes e cereais integrais.

- Se acha que excluindo as GORDURAS está agindo corretamente, está errado! As gorduras fazem parte da grande composição do nosso organismo, desde as células até a serventia como reserva energética. Porém, há uma grande diferença: você deve ingerir gorduras do bem! As quais são as gorduras presentes nas sementes (falei sobre elas AQUI), nos óleos vegetais (óleo de coco, azeite de oliva extra virgem, óleo de sementes, como chia e linhaça, por exemplo), gema de ovo, sementes oleaginosas (castanha de caju, castanha do pará, amêndoas, nozes, amendoim, por exemplo), abacate e peixes ricos em ômega 3 (salmão, atum, sardinha, cavala, arengue) são ótimas fontes.

MAS, as gorduras que você DEVE SIM deixar de fora são as maléficas! Resultantes de frituras, hidrogenações (margarinas e massas de tortas, por exemplo), salgadinhos, salgados de pastelaria, batata frita, são exemplos muito comumente encontrados como mal feitores da saúde.

3. Dietas rigorosas

- Estou pra ver, até hoje, uma pessoa que saiu excluindo TUDO que gosta da sua alimentação, conseguir reduzir todo o peso necessário. Como assim?
Você não deve se privar de tudo aquilo de gosta, mas também não deve comer sempre. Deverá impor na sua vida uma alimentação saudável, porém com aberturas aos mimos que você quer.
Por exemplo: aos finais de semana coma um doce que você ama ou uma massa que você ama. Porém, com moderação! Você não pode exagerar para não correr o risco de um prejuízo derivado dessa atitude e mandar abaixo seu trabalho durante a semana toda.
Existem pessoas que conseguem excluir terminantemente algum alimento, mas cada pessoa é um ser diferente!

4. Se matar dentro de uma academia/ginásio por horas e todos os dias da semana

- Não precisa! Converse com seu instrutor educador físico e combine com ele um plano de treino específico para você. Eu por exemplo, treino diferente de diversas pessoas que observo os treinos e tenho conseguido diariamente meus resultados!
Para quem tem condição, é fundamental ter um acompanhamento pessoal e individual. Caso contrário, obtenha um auxílio de um educador físico fiel. Aquele que sabe bem o que faz e te passa segurança.

5. Dieta para reduzir peso é chata!

- Errado também! Basta apenas você adotar o seu estilo próprio de vida e alimentação saudável, composto por alimentos benéficos e funcionais e juntando com atividade física.
Isso se opõe a você empurrar com a barriga sua alimentação. Não tome nada por OBRIGAÇÃO, faça faça seu estilo por PRAZER!
Se você come sabendo que aquilo está te fornecendo VIDA, você terá cada vez mais prazer em fazê-lo! Do contrário acontecerá quando você comer alguma porcaria, pois saberá que aquilo estará apenas te ofendendo.



Após estes esclarecimentos de alguns mitos conhecimentos e que nos põe medo, vamos ao que interessa! =D
kkkk.. Amo filosofar com vocês para que possam compreender melhor as coisas!


Como conseguir meus objetivos para reduzir o peso


Antes de começar a ler os passos abaixo, tenha em mente que o que te proporcionará o emagrecimento é a qualidade alimentar, não só a quantidade de alimentos e algumas dificuldades que você enfrentará.

Valorize a QUALIDADE DOS SEUS ALIMENTOS

1. Adote um estilo alimentar saudável


Comece por adicionar à sua alimentação alimentos que te façam BEM e não aqueles que só irão alimentar o prazer do seu paladar. São eles:

- Alimentos que contenham fibras (INTEGRAIS): os alimentos integrais, seja a mais diversa variedade de pães, massas, bolos, arroz, macarrão e biscoitos, devem ser integrais pois as fibras neles contidas irão te ajudar na manutenção da saciedade, regulação do trânsito intestinal, e terão uma absorção mais lenta, não deixando o índice glicêmico dos alimentos tornar-se alto (o que provoca o aumento do estoque de gordura). Além de te beneficiar com a redução do colesterol e controle de glicemia sanguínea.
Caso você queira fazer uma preparação culinária e torná-la integral, adicione sementes ou farinhas integrais (aveia, linhaça, quinoa e de trigo).
Além do fornecimento de fibras, os alimentos integrais são mais ricos em termos de nutrientes, fugindo da pobreza dos alimentos refinados, onde só possui a massa branca pura e que não nos trará benefício algum.

- Frutas: sendo alimentos reguladores, troque seus refrigerantes e maior quantidade de suco pelo consumo de frutas. E com detalhe, comendo toda a fibras e não desperdiçando-a. (depois farei um post sobre o MAL dos refrigerantes). As frutas são fontes de substâncias reguladoras ao organismo, dentre elas: antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras. Seu valor é acima do consumo de simplesmente sucos, onde sempre são coados e perdem toda a fibra e alguns nutrientes desejáveis. Porém, há uma grande diferença se você  optar a ingestão dos sucos funcionais (falei sobre eles AQUI), onde terão uma composição mista e nunca são coados. 
Não estou dizendo para NÃO TOMAR SUCOS, pois eu mesma tomo, mas para dar prioridade às FRUTAS INTEIRAS.

- Legumes e verduras: estes são altamente rejeitados por muitos. Fazem parte dos reguladores. Estes "muitos" mal sabem o quão bem trazem os legumes e verduras! Já está na hora de pararmos de pensar que são alimentos de mal gosto, ruins e mal apresentáveis! Isso é coisa de criança, e só é coisa delas pois os pais não sabem instruí-las a como ter hábitos alimentares saudáveis, compostos por legumes e verduras.
Se você não tem o hábitos de comê-las, comece aos poucos. Incremente com temperos (mostarda, azeite, pimenta, ervas, molhos não gordos). Comece pelas mais populares e vá alternando. Coma por prazer!!! Não coma por obrigação! Assim não fluirá.
Na minha história sobre alimentação eu posso confessar-lhes que não gostava, mas sempre via meus pais com um prato magnífico cheio de verduras. Achava normal. Até que um dia quis fazer igual. No que EU QUIS, eu criei o PRAZER. Fui aumentando, aumentando, e hoje minhas refeições são altamente coloridas e cheias de vida. Tenho o prazer de dizer que meus pratos são lindos!
E isso não é porque sou nutricionista, pois já antes tinha o hábito desse consumo sem o ser.

- Grãos, leguminosas, óleos e sementes oleaginosas: alimentos do grupo dos reguladores, entre eles a quinoa, aveia, feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha, sementes de chia, sésamo, linhaça, abóbora, gergelim, óleos de coco e azeite de oliva são exemplos da riqueza que você poderá adotar. Alimentos ricos em proteínas vegetais, ácidos graxos essenciais (ômega 3 e 6), fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes te darão todo sustento necessário para um organismo riquíssimo e forte!
Se você começar a pesquisar e criar refeitas em como utilizar estes alimentos (posto sempre receitas) você terá o prazer de consumi-los e de uma maneira sempre inovadora.

- Proteínas animais benéficas:  esses alimentos do grupo dos construtores, dê preferência à carnes magras, como frango, peixes, peru, proteína de soja e por último a carne vermelha (cortes magros). Pode investir na proteína do ovo, porém, terá de ser adequado à suas necessidades calóricas do dia caso venha ingerir vários ovos inteiros.

- Ingira bastante água: além de ajudar a limpar nosso organismo, estará deixando nosso metabolismo sempre funcionante e em movimento constante, o que colaborará para a redução de peso.

- Troque doces bombásticos por preparações melhores: claro que toda dieta que visará redução de peso não poderá conter quantidade anormais de doces, ainda mais proveniente da adição de açúcar branco. Aposte no uso do adoçante (só defendo o SUCRALOSE e o STEVIA) e corte o açúcar das suas preparações. Se der vontade de comer doce, faça preparações doces, porém saudáveis! (eu sempre compartilho pelo Facebook, Instagram e aqui pelo blog novas receitas)

- Leites e derivados: também do grupo dos construtores, esse grupo de alimentos eu, particularmente, amo! Não consigo viver sem um queijo ou iogurte. O leite também, mas não consumo em grande quantidade devido a alteração crescente nas últimas décadas. Porém, deixando isso de lado, aposte no investimento desses alimentos. São ótimos fornecedores de proteínas e minerais essenciais ao consumo humano, além de proporcionarem uma infinidade de preparações culinárias! IMPORTANTE: sua preferência deverá ser os magros (desnatados) e 0% gordura. A gordura desses alimentos predomina a saturada e colesterol, o que não nos interessa!

- Não ingerir frituras, massas não integrais (em excesso) e doces (em excesso): o que foi que eu lembrei há pouco? Você não deve erradicá-los, se não eu estaria me contradizendo, não é? Pois bem. Nosso combinado foi abrir uma janelinha de consumo aos finais de semana ou quando a vontade for incontrolável. Afinal, seu objetivo será REDUZIR O PESO. 
Esses alimentos NUNCA te trarão benefícios.

Você irá priorizar preparações cozidas, assadas no forno e grelhadas / Massa integrais como já comentamos / e doces lights.

Não consumir temperos prontos, utilizados nas suas preparações; refeições prontas (macarrão miojo, sopas de saco, etc); embutidos e conservas: sabe aquele caldo Knnor, caldo Maggi, temperos da Arisco, Sazon, enfim, a infinidade de temperinhos que conferem um sabor sem igual às suas carnes, frangos, peixes e sopas? Pois é. Estes são vilões para sua saúde! São compostos por uma diversidade de conservantes, aditivos, corantes, e um composto que é tido por veneno à saúde, caso consumido em excesso (que é o caso), o sódio! Nesses temperos prontos, seja de qualquer variedade, há uma grande quantidade de sódio, sendo este o responsável pela causa e acentuação da hipertensão. É o mesmo caso dos alimentos embutidos (salsichas, linguiças, salames, hambúrgueres, etc), onde estes ainda apresentam algo mais: gorduras saturadas e colesterol.
No caso das conservas, digo o mesmo do sódio e conservantes e, acrescento que, você dando preferência ao consumo destes alimentos, não estará ingerindo o mesmo valor nutricional. No processo industrial eles sofrerão perdas nutricionais, oxidações, acréscimo de substâncias danosas à saúde e ainda correrá o risco de contaminação por bactérias secretoras de toxinas botulínicas.

Diante disso, se eu fosse você, aceitaria a sugestão que darei agora:

Passe a você mesmo fazer seus próprios temperos. Nada como algo feito por nós mesmos e ainda mais sabendo a forma como foi feito! Esses temperos prontos não se comparam ao gostinho puro do uso das especiarias (alecrim, orégano, manjericão, salsa, cebola desidratada, alho, açafrão, pimentas, tomilho etc); cozimentos à base de vegetais e verduras frescas; carnes consumidas in natura sem passar pelo processo de alterações (caso dos embutidos) e estando livre do excesso de gorduras saturadas e colesterol.

2. Faça mudanças no seu estilo de vida


- EXERCÍCIO FÍSICO

Além das mudanças adotadas no seu estilo de alimentação, faça mudanças no seu estilo de vida. Seja uma pessoa ATIVA! Nosso corpo precisa de constante movimentação, tanto para manutenção da saúde quanto ainda mais para um objetivo de redução de peso corpóreo. 
O exercício físico diário, direcionado para redução de peso, irá proporcionar um maior gasto energético e uma maior velocidade de metabolismo. Esses dois fatores irão fazer com que seu corpo precise de mais energia e, como você não irá dar tudo o que ele quer, ele utilizará sua fonte de gordura e te proporcionará o resultado tão desejado: a eliminação de gordurinha extras!
Além disso, os benefícios do exercício físico são inúmeros! A começar pela prevenção de doenças cardiovasculares, regula nossos hormônios, nos trás bem-estar, mantem nosso metabolismo sempre mais rápido, colabora para o tratamento de doenças crônicas (como o diabetes), além de outros pontos fundamentais.
Não se possibilite a ser uma pessoa sedentária. O sedentarismo tem sido um grande vilão no estabelecimento de doenças crônicas não-transmissíveis. 
Para um trabalho de manutenção do peso, o ideal é praticar atividade física de no mínimo 30 minutos diários (5 vezes por semana). Para um trabalho de redução de massa gorda, esse valor já aumenta. O importante é o exercício físico ser de no mínimo 5 dias na semana, tanto para manutenção, quanto para redução de peso.

Como comentei anteriormente, converse com seu instrutor para elaboração de um plano de treino para você.

O meu plano, por exemplo, envolve atividades de CARDIO (aeróbicas) e atividades para ganho de massa muscular, diariamente, menos aos finais de semana. No final de semana é descanso corporal. Quando quero, faço apenas cardio, no sábado.

IMPORTANTE: procure fazer uma atividade física que te proporcione prazer! Não adianta você entrar numa academia (ginásio) se você não suporta estar dentro de 4 paredes malhando. FAÇA AQUILO QUE VOCÊ GOSTA. Procure um esporte prazeroso e que você possa praticá-lo. Comece aos poucos. Não queira virar um atleta da noite pro dia. Tudo flui aos pouquinhos. Ok? Não tenha pressa na sua nova forma de vida e, por sinal, a mais linda que alguém pode ter! Chegue ao ponto que você quer em um passo de cada vez.

- CORREÇÃO GRADATIVA DAS SUAS MUDANÇAS

Não precisa você ter pressa nas suas mudanças. Faça-as com vontade e sem grande "choque" nas mudanças do seu estilo alimentar e de rotina.

3. Redução na quantidade de calorias da dieta


Como já dito anteriormente, não quero me contradizer em falar que você é para "contar" calorias. Não. Antes de tudo, eu gostaria de dizer que cada pessoa tem uma quantidade de calorias a serem ingeridas diariamente. Isso, só um nutricionista pode te dizer. Ok? Então, nesse caso, esta será a contagem de calorias: a quantidade calórica calculada presente no seu plano alimentar. 

Depois de esclarecer isso, o corpo trabalha da seguinte forma:

Se você, habitualmente, tem um gasto energético de 2000 kcal diárias, você precisará ingerir essa quantidade diariamente e manterá seu peso. Se seu intuito for redução de peso (que é o caso), você terá de ingerir uma quantidade menor de calorias, o que fará com que seu organismo utilize sua gordura corporal como fonte energética. Para isso, se você aliar a atividade física diária, seu corpo precisará de ainda mais energia para se manter (já falamos anteriormente), aumentando assim sua possibilidade de um maior e mais acelerado processo de emagrecimento. 

Não precisa você ficar neurótico contando toda e qualquer caloria presente nos alimentos, basta seguir seu plano alimentar que será proposto por um nutricionista (caso você queira ter um acompanhamento) ou apenas aplicas na sua rotina uma alimentação saudável, claro, consumindo uma quantidade não alta de alimentos. 

O segredo está na qualidade, e não apenas na quantidade!

4. Habitue-se a se alimentar a cada 3 horas


Para muitas pessoas isso é completamente fora da lógica do processo de emagrecimento. Já para outras, já é de conhecimento. Todos nós precisamos nos alimentar nessa frequência, desde a infância principalmente.
Sua composição será sempre: 1. Café da manhã   2. Lanche da manhã  
3. Almoço   4. Lanche da tarde   5. Jantar   6. Ceia

Antes da explicação fisiológica, quero te indicar algumas coisas:

- Estipule horários para suas refeições;
- Controle sua ansiedade (caso possa aparecer), quando não for o horário certo de se alimentar, praticando hobbies; não fique sem fazer nada!

  
Então, porque é importante se alimentar a cada 3 horas?

- MANUTENÇÃO DO METABOLISMO ATIVO: nosso corpo precisa de combustível para estar em constante trabalho. Sendo assim, no processo de digestão, ao final da terceira hora o organismo já estará preparado para receber mais uma carga de alimentos. Se estes alimentos não chegam, seu organismo trabalhará para "estocar" energia e isso está LONGE do nosso objetivo. 
Se você der alimentos à terceira hora, o metabolismo não irá parar, irá continuar trabalhando e consequentemente utilizará a energia que estará disponível, pois para digerir nós também gastamos energia! Contanto, o X da questão está em você alimentá-lo a cada 3 horas, porém com pouca quantidade calórica! Percebeu? Não? Explicando... Se você o faz trabalhar sem parar, ele precisará de energia para se manter, mas como você irá fazê-lo trabalhar e dará pouca energia, ele irá buscar na fonte de reserva: a gordura corporal!

Caso você faça diferente, pulando refeições ou aumentando essas horas, seu metabolismo se tornará lento, preguiçoso e poupará energia, não gastando (ou gastando lentamente) sua gordura corporal.

- MANUTENÇÃO DO ÍNDICE DE GLICOSE: é através da constante alimentação que sua taxa de glicose sanguínea se tornará normalizada. Um indivíduo que demora a se alimentar, facilmente pode sofre uma hipoglicemia (redução drástica da glicose circulante) e isso trará danos, principalmente se isso ocorrer durante uma atividade física ou momento de estresse forte.

- EVITA FOME EXACERBADA APÓS LONGO PERÍODO EM JEJUM: se você faz sua alimentação constante, evitará que na sua próxima refeição você esteja com uma "fome de leão" e por isso vai exagerar na quantidade calórica. Fazendo isso, seu organismo não precisará de tanta energia de uma vez só e o que acontecerá? Ele irá guardar! Em forma de que? Gorduraaaa! Não preciso falar mais nada, não é? kkk.

5. Estabeleça metas "possíveis" de serem alcançadas


Nada de pressa e nada de metas exageradas, ok? Essa é uma constante em muitas pessoas: a rapidíssima redução de peso.
Dê tempo ao seu organismo. Todo processo de emagrecimento precisa de uma fase de ataque, uma fase expansão e uma fase de finalização de objetivos. No ataque, seu corpo reconhecerá as mudanças que você está submetendo-o; resultados aparecerão rapidamente. Na expansão, seu organismo estará em constante atividade de redução de peso, sendo assim, expandir-se-á os resultados; tornar-se-ão (talvez) um pouco mais lentos (ou não) e constantes. E na fase de finalização você estará fazendo os pequenos ajustes nos seus resultados; aperfeiçoando-se.
Diante disso, não precisa pressa. Diante disso, não precisa metas terríveis, como perder 5 kg em uma semana. E diante disso você terá de aprender a controlar sua ansiedade.

Vamos dando um passo de cada vez aqui também.

Faça sua parte e seu organismo se encarregará de te dar os resultados.

6. Esclareça sua necessidade de apoio à familiares e amigos


Uma pessoa que faz uma dieta de emagrecimento sozinha e sem ter apoio algum, na maioria das vezes terá grandes dificuldades na sua trajetória, infelizmente. É importante você pedir ajuda, compreensão e auxílio a quem você está mais próximo.
Se sua família sabe que você está com esse objetivo e faz grandes pratos que entrarão de confronto à sua dieta, eles não estarão te ajudando a conseguir o que deseja. Tente introduzir no seu lar o mesmo hábito de vida: o hábito de uma vida e alimentação saudável prazerosa e feliz.
Da mesma forma acontece com seus amigos. Eles poderão te ajudar se, junto com você, habituarem-se a lhe acompanhar em refeições saudáveis e te oferecerem a mesma coisa.

Caso isso não aconteça, tente manter-se firme no que você tanto luta. Se você cria prazer na sua alimentação, você não sofrerá quando estiver diante de situações contrárias ao apoio.

7. Tenha sempre em mente suas MOTIVAÇÕES, seus OBJETIVOS, e os BENEFÍCIOS da REEDUCAÇÃO ALIMENTAR para sua perda de peso e para sua SAÚDE


Além de melhorar sua autoestima, os benefícios da reeducação alimentar te proporcionarão uma qualidade de vida muito acentuada. Você sentirá sua saúde mais forte, mais resistente, autoestima mais acentuada, receberá mais elogios, e ajudará outras pessoas a alcançarem os mesmo objetivos que você tem alcançado.

Não encare a perda de peso apenas como aparência estética, encare como uma mudança no estilo de vida que te proporcionará uma infinidade de benefícios que irão além de redução de peso!



FINALIZAÇÃO



Após essas dicas, sugestões e esclarecimentos, espero que todos vocês tenham recebido ajuda nesse assunto que é tratado com tanto "sofrimento" e eu acabei de mostrar-lhes que não é nada disso!

O segredo está em não tomar essas mudanças como momentâneas para emagrecer, mas adotar a partir de "já" um novo hábito de vida. Eu disse: UM NOVO HÁBITO DE VIDA!

Perceberam?

A partir do momento que você adotar esse método de alimentação e vida saudável, algumas situações podem aparecer, como por exemplo: comentários dos próximos; invejas; curiosidades; curiosidades alheias.
Se diante disso alguém usar aquela velha pergunta "Quer dizer que você está de dieta, é?" ou "Hummmm, tá querendo ficar magrinha (o) e comendo mato?" responda: NÃO! E mostre que, além de uma simples dieta, você passou a se alimentar da melhor forma; passou a ter uma alimentação saudável e cuidar mais de si.

Bom, pessoal... Espero tê-los ajudado e aumentado vosso conhecimento.

DETALHE: sintam-se a vontade para enviarem-me e-mail (formulário de contato, ao lado) se tiverem alguma dúvida ou escreverem algo nos comentário. Dúvidas, elogios e sugestões são sempre bem-vindos.

Beijos e abraços a todos!


Sara Medeiros
Nutricionista


Nenhum comentário:

Postar um comentário